Dúvidas (FAQ)

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

A Universidade Candido Mendes é credenciada pelo Ministério da Educação pela PORTARIA NORMATIVA N. 1.282, DE 26 DE OUTUBRO DE 2010 para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, a partir do curso de especialização em História da África e do Negro no Brasil. Veja o documento na íntegra no link: Visualizar documento

Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização, MBA e mestrado

Especialização, MBA e Mestrado são modalidades de pós-graduação. No Brasil a pós-graduação se organiza em:

LATO SENSU: Cursos voltados à prática profissional, com vistas á formação de especialistas em determinadas sub-áreas da ciência, tecnologia ou arte, em conformidade com as demandas do mundo do trabalho. Enquadram-se nesta modalidade os cursos de Especialização, MBA/CBA e Residência, todos conduzindo ao Título de Especialista. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade etc. Já CBA é a sigla, em inglês, para Certificating Business Administration ou, em português, Administração de Empresas Certificadoras. Para ter o título CBA é necessário primeiro, ter o MBA.

STRICTO SENSU: Cursos voltados à pesquisa em determinadas áreas da ciência, tecnologia ou arte. Além de preparar pesquisadores, a pós-graduação stricto sensu pode preparar docentes para a Educação Superior ou profissionais de alto nível para determinados segmentos da economia. Os cursos de stricto sensu conduzem ao título de Mestre (mestrado profissional ou mestrado acadêmico) ou de Doutor (doutorado).

Que formação é necessária para ingressar fazer um curso de Pós-graduação?

O candidato deverá possuir formação em nível superior, obtida em curso superior sequencial de formação específica ou curso de graduação (tecnologia, bacharelado ou licenciatura), presencial ou à distância, devidamente autorizado ou reconhecido pelo MEC.

O que é e quem pode fazer pós-graduação?

Denomina-se Pós-Graduação os cursos destinados a estudantes que já possuem uma graduação universitária. Essa modalidade permite que o estudante se especialize em uma determinada área e adquira um elevado grau de competência científica ou técnico- profissional. Ressalta-se que para poder realizar um curso de pós-graduação o estudante precisa do diploma universitário.

Sou formado em Curso Superior de Tecnologia. Posso fazer pós-graduação?

Sim, é importante ressaltar que Cursos na modalidade de Tecnologia conferem o grau de tecnólogo e são cursos superiores, portanto, os formados podem prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

Quem são os professores que ministram as aulas dos cursos de pós-graduação?

O corpo docente que ministra as aulas dos cursos de pós-graduação, é formado por doutores, mestres e especialistas, todos com sólida formação acadêmica nas mais renomadas instituições brasileiras e estrangeiras, bem como com significativa experiência no mercado de trabalho ou na pesquisa e docência, o que é fundamental para o êxito dos estudos pós-graduados

Candidatos que ainda não possuem o diploma podem se inscrever?

Sim, desde que apresentem em caráter provisório a Certidão de Colação de Grau ou Declaração de Conclusão de Curso (fotocópia autenticada) e Histórico Escolar (fotocópia autenticada). A fotocópia autenticada do Diploma deverá substituir a documentação provisória antes da finalização das disciplinas

Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Sim, pode. Essa prática é comum na pós-graduação, contudo, é preciso estar ciente que o que habilita ao exercício de uma profissão é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar ninguém a exercer funções que dependam de habilitação adquirida no curso de graduação. Por exemplo, um enfermeiro que fizer pós-graduação na área de Psicologia enriquecerá seu currículo, aprofundará seus conhecimentos relativos à Psicologia e poderá ser um bom pesquisador na área, mas não poderá, em hipótese alguma, desenvolver atividades privativas da profissão de psicólogo. Possuir uma pós-graduação em área distinta da graduação é um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Fiz uma Pós-Graduação em outra Faculdade e gostaria de eliminar as disciplinas afins, como faço?

Você deverá encaminhar o seu certificado da Pós-Graduação (fotocópia autenticada) concluída juntamente com o histórico (fotocópia autenticada) para uma análise curricular. Poderá encaminhar pelo correio aos cuidados do setor pedagógico. O setor fará a análise e encaminhará para o aluno a resposta. Lembre-se que, independente da quantidade de disciplinas dispensadas o aluno pagará o mesmo valor das mensalidades.

Qual é o período de inscrição?

As inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Sabemos que o aluno é o próprio GESTOR de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Procure o representante local de sua cidade ou faça sua inscrição pelo nosso site.

Existe taxa de matrícula?

Sim. A taxa de matrícula existe e deve ser paga preferencialmente no ato da inscrição.

Como terei que estudar?

Sabemos que o aluno é o próprio “GESTOR” de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Neste sentido, o aluno realizará a maior parte das atividades estudando a distância, escolhendo o melhor local e tempo e utilizando para isso a plataforma on-line denominada “Portal do Aluno” e disponibilizada pela Instituição, por meio da qual também deverá realizar as Avaliações Digitais (AVDs). Contudo, o aluno deverá escolher se fará um ou dois encontros presenciais, para a realização das Avaliações Presenciais (AVPs). Os encontros serão realizados conforme data, horário e local previamente agendados pelo Instituto Prominas e a confirmação de participação neste(s) encontro(s) também deve ser realizada pelo aluno por meio do “Portal do Aluno”, no campo Agenda Educacional. A elaboração e aprovação do TCC (Artigo ou Monografia) é obrigatório, mas a apresentação deste à banca avaliadora é opcional.

Quanto tempo posso prorrogar meu curso de pós-graduação sem perdê-lo?

O aluno possui 18 (dezoito) meses para a integralização do curso. Após este período o mesmo é jubilado, não fazendo jus ao Certificado de Especialista, salvo casos especiais que são levados à coordenação.

Qual é a nota mínima para aprovação?

O aluno deverá obter nota igual ou superior a 70% para aprovação nas avaliações e no TCC. O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 07 pontos, deverá realizar uma recuperação.

É exigida elaboração de trabalho de conclusão de curso TCC?

O TCC consta de um Artigo Científico que deverá ser confeccionado conforme as normas da ABNT e as orientações transmitidas no Seminário 02, bem como, aquelas contidas nas orientações disponibilizadas no Portal do aluno, impreterivelmente.

Quantas páginas são necessárias para o desenvolvimento do TCC?

O TCC, quando Artigo, deverá ter entre 05 e 10 páginas textuais, além das páginas normatizadas pela ABNT. Quando Monografia, o TCC deverá conter de 25 a 40 laudas, e deverá conter os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Palavras-chave, Desenvolvimento, conclusão e Referências.

Quantas páginas são necessárias para o desenvolvimento do TCC?

Após finalizar seu trabalho, você deve enviá-lo através do e-mail tcc@ultraposgraduacao.com.br, com todas as suas informações.

Como devo fazer o referencial teórico do meu TCC?

O aluno deverá dialogar as suas ideias com, no mínimo, as ideias de três autores acadêmicos. A pesquisa deverá ser sempre feita em sites acadêmicos como o www.scielo.br , Google acadêmico, entre outros, e em livros científicos, pois trata-se de um trabalho acadêmico (Artigo científico) e como tal necessita de cientificidade (rigor científico).

O TCC poderá ser uma Monografia?

Sim. O TCC poderá ser um Artigo Científico ou uma Monografia e deverá conter os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Palavras-chave, Desenvolvimento, conclusão e Referências.

É possível eu concluir o curso em 6 meses?

Sim, na maioria dos cursos ofertados pelo Ultra é possível concluir em um prazo de 6 meses, porém, este tempo depende exclusivamente do próprio aluno, pois é necessário que todos os requisitos obrigatórios sejam concluídos em menos tempo, tais como: entregar as documentações (autenticadas em cartório), efetuar todos os pagamentos do curso e ser aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com nota superior a 7 pontos. ATENÇÃO: O tempo mínimo para conclusão dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos com carga horária de 1000 horas é 12 meses.

Fale Conosco

Fale conosco através do nosso e-mail sac@ultraposgraducacao.com.br ou através de nossos canais de relacionamento.

Fale Conosco